
O deputado estadual e presidente do PL no Ceará, Carmelo Neto, participou neste domingo, 6, do ato em defesa da anistia aos presos do 8 de Janeiro, realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento reuniu milhares de brasileiros que clamaram por justiça. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também esteve presente e foi recebido por governadores, políticos, lideranças e militantes da direita de todo o País.
Carmelo liderou a comitiva cearense no evento, que contou com a presença dos deputados federais André Fernandes e Dr. Jaziel; do deputado estadual Alcides Fernandes e das vereadora de Fortaleza, Bella Carmelo e Priscila Costa.
Em declaração durante o ato, Carmelo criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal e afirmou que há desequilíbrio no tratamento dado a diferentes grupos políticos.
Ele comparou a situação dos condenados pelos atos de 8 de janeiro com casos de criminosos soltos, como o traficante André do Rap, e mencionou exemplos de manifestantes presos sem sentença definitiva.
Para o parlamentar, “se você é de esquerda no Brasil, nada ocorre contra você; mas se você é de direita, cuidado, qualquer ato que você fizer pode lhe render uma condenação maior do que a de um estuprador e/ou traficante”.
O ato reforçou a mobilização nacional por anistia e reacendeu o debate sobre a proporcionalidade das penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, sob a ótica das lideranças da oposição.